Os Estados Unidos e a Polônia firmaram um acordo que permite aos americanos instalarem parte de um novo escudo antimísseis no território europeu, o que foi possível graças a uma contrapartida mais generosa oferecida por Washington. Nesta quinta-feira, o vice-chanceler polonês, Andrzej Kremer, e o negociador americano John Rood assinaram o acordo preliminar, que ainda precisa ser ratificado pelo Parlamento da Polônia.
Assim, os EUA pretendem instalar dez interceptadores de foguetes em uma base do norte polonês até 2012, além de um sistema de radares na República Checa, país que também assinou o acordo e espera ratificação parlamentar.
Os americanos afirmam que os equipamentos servirão contra inimigos como Irã e Coréia do Norte e não serão ofensivas contra Moscou. No entanto, o gocverno russo já manfestou preocupação com todas essas atividades em sua zona de influência e criticou o acordo.
Autoridades disseram que há promessas americanas de ajudar a Polônia militarmente, em caso de ameaça, e de instalar uma base permanente em solo polonês, como gesto simbólico para "confirmar" a aliança.
By: Jéssica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário