domingo, 17 de agosto de 2008

Sul do estado de Santa Catarina

Santa Catarina está entre os seis principais estados produtores de alimentos e apresenta os maiores índices de produtividade por área, graças à capacidade de trabalho e de inovação do agricultor, ao emprego de tecnologias de ponta e ao caráter familiar de mais de 90% das explorações agrícolas. O setor agrícola representa 12,8% do PIB estadual. As atividades do agronegócio, no entanto, contribuem com cerca de 20% do PIB estadual.
Porém, a crise dos grãos, iniciada na safra 2004/05, bateu pesado nas contas dos principais Estados agrícolas, entre eles, Santa Catarina e em especial, o extremo sul catarinense. A arrecadação de ICMS do setor primário, um bom termômetro para analisar o cenário, registrou uma expressiva queda na contribuição desses Estados e a previsão é de uma brusca queda em 2008. Os efeitos negativos desse setor sobre as contas dos Estados estendem-se aos setores industriais e de serviços.

-O Sul do Estado de Santa Catarina ocupa uma área de 9.049 km² (9,8% da área total do Estado). Compreende 39 municípios com uma população estimada em 800 mil habitantes, com cerca de 500 mil em áreas urbanas. Divide-se em três microrregiões:



1.Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) composta pelos Municípios de Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso, Urussanga e Cocal do Sul.




Hoje a AMREC conta com 11 municípios e tem como objetivo fortalecer a capacidade administrativa econômica e social dos municípios que a integra, prestando-lhes assistência técnica relacionada com acompanhamento nos repasses dos Governos Estadual e Federal. Promover permanentemente cursos de treinamento e aperfeiçoamento dos servidores públicos. O acompanhamento do movimento econômico da região é um outro fator importante que a AMREC realiza e que dele depende o retorno do ICMS para as prefeituras. A dinamização econômica, a mineração de carvão na região carbonífera trouxe a interrupção no processo de desenvolvimento de outras atividades econômicas, além de muitos problemas de ordem socioambientais.



2.Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL) composta pelos Municípios de Armazém, Braço do Norte, Grão Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Orleans, Pedras Grandes, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio, Tubarão, Capivari de Baixo.



A AMUREL, fundada em 14 de Agosto de 1970, originou-se do desconforto das administrações municipais, especialmente as das pequenas cidades que, defrontavam- se com imensas barreiras quando queriam ver ouvidas as suas reivindicações.
Tem como finalidade ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, tecnológica e social dos municípios; prestar assistência técnica, administrativa, planejamento local e regional; pesquisar novas alternativas para promover a modernização administrativa e tecnológica dos municípios associados; reivindicar a descentralização dos serviços públicos estaduais e federais; elaborar e propor estudos, entre outros.



3.Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) composta pelos Municípios de Araranguá, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul, Turvo, Morro Grande, Passo de Torres e Ermo, Balneário Gaivota e Balneário Arroio Silva.




A AMESC foi criada para fortalecer a estrutura técnica e administrativa dos municípios filiados, atuava meramente no caráter reivindicatório. Hoje, exerce atividades no setor de prestação de serviços e atua no planejamento regional. A Amesc se faz presente em todas as batalhas travadas pela região, demonstrando seu vigor na defesa dos interesses de seus cidadãos. Oferece cursos de capacitação para os agentes políticos e servidores públicos, que visam orientá-los para o bom manuseio dos recursos. São inúmeras as palestras e seminários realizados com o mesmo objetivo. Responsável pela coordenação do movimento econômico, que define o índice de participação dos municípios na distribuição do ICMS arrecadado, se destaca em nível estadual, pelos sistemas de informática desenvolvidos que controlam o movimento econômico das empresas e a produção agrícola.

SISTEMA AGRÁRIO DA AMESC:

O Extremo Sul Catarinense é caracterizado pela diversidade cultural. A miscigenação das raças é resultado de diferentes correntes migratórias, responsáveis pelo povoamento da região. Enfrentando, toda essa herança cultural, bem diversificada de nossos antepassados, ricas em valores, praticamente desapareceram.
O grande impulso no desenvolvimento econômico e social da região, deu-se em decorrência da abertura da estrada Conventos/Curitiba.




- Turismo!

De Garopaba a Laguna, o verão pega fogo. Calmas no inverno, quando a beleza natural se acentua, Garopaba e Imbituba chegam a receber até 100 mil turistas na temporada. Em Imbituba, fica a famosa Praia do Rosa.

(Garopaba)


Laguna é cidade histórica, que acolhe a casa onde nasceu a heroína brasileira Anita Garibaldi. Ao todo, 600 prédios e monumentos já foram tombados pelo Patrimônio Histórico na cidade. Os maiores atrativos são o Farol de Santa Marta, a Lagoa Imaruí e o Carnaval. Ao Sul de Laguna, ficam balneários familiares como Rincão, Arroio do Silva e Morro dos Conventos.

(Farol de Sta. Marta, Laguna)


Próximo ao litoral, em direção ao interior, fica Gravatal, estância hidromineral com boa estrutura hoteleira instalada.





By: Giulia, Jéssica, Juliana, Tatiane, Paola e Bianca.

Nenhum comentário: