O presidente dos Estados Unidos, pediu neste sábado ao Congresso para retirar os impedimentos para aumentar a produção nacional de petróleo e acusou os democratas de parte da culpa da alta do preço do combustível por seu "obstrucionismo".
O presidente usou seu programa de rádio semanal para criticar o Legislativo, dominado pela oposição, e reiterar suas soluções frente à escalada do preço do petróleo, que se transformou na principal preocupação dos americanos.
Bush urgiu os congressistas a suspenderem a proibição de construir instalações petrolíferas na plataforma continental americana em alto mar, vigente dos EUA desde 1982 para evitar o impacto ambiental e a possibilidade de vazamentos.
O candidato republicano à Casa Branca, John McCain, apóia a proposta de Bush, mas seu adversário, Barack Obama, e as principais lideranças democratas a rejeitam.
O presidente americano também pediu para aproveitar "o extraordinário potencial do petróleo de xisto betuminoso", rocha que produz o hidrocarboneto quando aquecida.
"A grande jazida nas Montanhas Rochosas poderia por si só se igualar às importações anuais de petróleo por mais de cem anos", declarou Bush.
No entanto, sua extração é muito mais cara do que a exploração de jazidas normais.
Bush pediu ao Congresso para suprimir uma cláusula legal que bloqueia os contratos de prospecção deste tipo de petróleo em terreno federal.
O presidente também pediu mais uma vez ao Legislativo para permitir a exploração da Reserva Nacional Ártica de Vida Animal (ANWR, em inglês), no estado do Alasca, um gigantesco parque natural de 7,7 milhões de hectares.
A ANWR poderia produzir 10 bilhões de barris de petróleo "praticamente sem nenhum impacto ambiental ou sobre a vida silvestre local", disse Bush.
Os grupos ambientalistas são contra a proposta, também rejeitada por Obama e também por McCain.
Por último, Bush pediu rapidez no processo de entrega de permissões para a construção de refinarias no país.
"Os democratas no Congresso rejeitaram virtualmente todas as propostas. Os americanos agora estão pagando o preço nos postos de gasolina por essa obstrução", reclamou Bush.
by giulia ;)~